Em fevereiro de 1926 foi fundada a estação ferroviária. Em 1941 veio a implantação de uma grande fábrica das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. A partir daí veio o progresso, e o bairro expandiu-se para ser o que é hoje.
Seu nome vem de um dos filhos do Conde Francesco Matarazzo. Aliás, a família Matarazzo tinha na região uma extensa área de terras, e delas algumas se tornaram grandes bairros. Ermelino Matarazzo guarda relíquias do tempo da colonização como por exemplo a Casa da Moenda no Sítio Piraquara do século 16, construída pelos índios com taipa - único material que conheciam.
O casarão guarda também peças de engenho e de um alambique.
A rápida industrialização também influenciou a ocupação de outras áreas da região. Entre 1930 e 1950, a região onde é hoje o distrito de Ponte Rasa foi ocupada por chácaras de imigrantes italianos e portugueses.
No entanto, o processo de industrialização da região não se expandiu por muito tempo. A implantação de indústrias ao longo da ferrovia sofreu estagnação em função das empresas preferirem regiões atendidas por rodovias, principalmente a Dutra e a Anchieta.
Essa mudança de tendência alterou radicalmente o perfil da região. O perfil industrial
deu lugar a estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Hoje, as indústrias representam 17%, o comércio 49% e os serviços 34%.
Com 15,1 km² de extensão, a Subprefeitura Ermelino Matarazzo é composta pelos distritos Ermelino Matarazzo, com 8,7km², e Ponte Rasa, com 6,4km². Localiza-se na região leste do município de São Paulo e faz divisa, ao norte, com o município de Guarulhos.
Nos imensos espaços vazios surgiram muitos bairros a partir de 1940.
Como em 1944, o:
Parque Boturussu
Parte da fazenda do dr. Heitor Freire de Carvalho que a adquiriu de Miguel Costa. Os lotes foram vendidos pela imobiliária de Luis Lemes de Macedo, que deu o nome indígena ao pequeno loteamento. Boturuçu ou Boturussu (ybytyr-ussu) segundo o dicionarista de tupi Luis Carlos Tibiriçá, significa "montanha grande".
Vila Císper
Click here for comments 0 comentários: