A Valeriana é uma planta que produz um ótimo chá natural para a insônia e problemas com a tensão nervosa. Ela é um calmante natural que não induz à dependência química, portanto, não é viciante.
Seus benefícios já foram amplamente comprovados pela medicina. A valeriana já é usada como medicamento natural desde o tempo dos antigos gregos e romanos. Ela pode ser consumida como chá, cápsulas ou extrato. Ela também ajuda em regimes alimentares, pois diminui a ansiedade.
Na Suécia medieval, era por vezes colocada nas roupas de casamento do noivo para afastar a inveja dos duendes. A valeriana pode também ser consumida como chá. No Irã também é fumada e injetada como fins recreativos. (Wikipédia)
Pelos seus benefícios bastante comprovados e por não induzir dependência química medicamentosa, tem sido frequentemente indicado como medicamento de transição na descontinuação de fármacos da medicina alopática, como, por exemplo, bromazepam, clonazepam, diazepam, entre outros. Também é medicamento de primeira escolha em muitos quadros clínicos.
Propriedades da Valeriana
A valeriana é uma planta bastante estudada e com resultados clínicos evidentes; tem demonstrado uma eficácia terapêutica na ansiedade e como estimulante cerebral.
Em razão de suas propriedades, a valeriana é muito útil para as pessoas que sofrem com problemas relacionados ao sono, como a insônia, ansiedade, estresse, epilepsia, além de auxiliar quem está parando de fumar.
Indicações do chá de Valeriana
Sedativo, calmante, histeria, perturbações da menopausa, insônia crônica, estresse, dermatoses pruriginosas, perturbações cardíacas de origem nervosa e cãibras.
Para ansiedade e tensão nervosa é segura e não viciante, a valeriana alivia sintomas de ansiedade, tais como dores de cabeça de tensão, palpitações e tensão muscular.
Para o sono de má qualidade a valeriana ajuda quando há preocupação ou excesso de trabalho. Ela melhora a qualidade do sono e alivia ansiedade e depressão.
Modos de usar a valeriana
A valeriana pode ser utilizada como chá, decocção (mais forte que o chá), comprimidos, cápsulas e tintura (sob a forma de gotas).
Como preparar o chá de valeriana
Adicione uma colher de chá da raiz e do rizoma picados em uma xícara de água fervente. Abafe por aproximadamente cinco minutos e coe. O indicado é ingerir uma xícara do chá, de uma a três vezes ao dia.
Efeitos colaterais
O uso da valeriana pode ter alguns efeitos colaterais, tais como tontura, indisposição gastrintestinal, alergias de contato, dor de cabeça e midríase (dilatação da pupila). É necessário ter atenção com o tempo de uso da planta, pois, em períodos prolongados, pode causar dores de cabeça, sono, cansaço, insônia, midríase e desordens cardíacas. Lembre-se de, ao comprar um medicamento, sempre ler a bula e consultar um médico.
Os sábios dizem que a natureza nos provém de tudo o que necessitamos, inclusive de uma boa noite de sono, e de calma, para enfrentar o estresse da rotina diária.
Abraços e muita paz!
Click here for comments 0 comentários: